Terrine de coelho
- kukydilda
- 4 de jun. de 2014
- 2 min de leitura
Terrine tem origem na França onde pronuncia-se (te.rin) é semelhante a um patê, geralmente servido frio ou em temperatura ambiente. A maioria contém uma grande quantidade de gordura e a base é de carne de porco, mas pode ser de coelho e carnes de caça.
Essa receita é uma adaptação de várias que já fizemos e que deu muito certo.
Ingredientes
um coelho e meio
0,3 kg de papada de porco –
Pele de porco para cobrir a terrine
1 garrafa de vinho branco –
1 colher de sopa de semente de coentro
tomilho, sálvia, endro e salsinha –
3 ovos inteiros
3/4 de xicara de creme de leite –
óleo de oliva –
100grs de manteiga
sal e pimenta a gosto –
2 alho poro
1 cebola
2 cenouras
Bouquet garni (folha de alho poro, tomilho, salvia, salsinha)
Modo de fazer
Reserve algumas tiras de coelho para o recheio, picar a carne de coelho restante e a papada de porco, colocar em um bowl misturar as duas carnes e amassar com a mão. Colocar o conhaque, o louro, as ervas, o sal e pimenta a gosto. Deixar descansar por 6 horas com papel filme em geladeira
Para o caldo, separe os ossos do coelho junte a cebola e a cenoura em uma panela com um copo de vinho branco até levantar fervura, colocar um litro e meio de água e adicionar o bouquet garni, deixar reduzir a metade.
Separado reduzir o restante do vinho branco com o coentro até a metade; fatiar o alho poro, aquecer uma panela com o óleo e a manteiga, refogar duas colheres de sopa de cebola ralada, quando estiver murcha, adicionar o alho porró e refogar bem. Peneirar o vinho do coentro e coloca-lo no alho porró. Deixar levantar fervura e ir adicionando o caldo peneirado até o alho porró ficar bem macio. Deixar enxugar, reservar.
Retirar o bowl da geladeira, tirar o louro e processar a carne com as ervas, adicionar o alho poro e processar. Passar toda massa para o bowl novamente, adicionar os ovos batendo-os, e misturando bem com a massa. Continuar mexendo vigorosamente a mão e adicionar o creme de leite, corrigir o sal se necessário, colocar numa terrine ou em forma fazendo uma camada com a massa, colocar pedaços de coelho no meio e cobrir com o restante da massa. Cobrir a terrine ou a forma com pele de porco, colocar a tampa na terrine ou colocar papel alumínio na forma. Colocar no forno em banho-maria, levar ao forno pré-aquecido em 200 graus durante uma hora e vinte minutos. Depois de assado deixar descansar até esfriar, levar á geladeira por 6 horas. E degustar com um bom champagne...bon appétit!!!!
Comentários