top of page

"Divina doçura"

  • Foto do escritor: kukydilda
    kukydilda
  • 8 de ago. de 2014
  • 2 min de leitura

Históricamente sempre se tentou reaproveitar os alimentos ou prolongar seu tempo de vida.

No final do século passado pesquisas para fazer a condensação do leite, servia para conservar o leite in natura para possibilitar seu longo transporte, pois com o crescimento das cidades e o afastamento progressivo dos habitantes das áreas rurais, as distancias cresciam cada vez mais.

Acredita-se que em 1866, pela primeira vez se conseguiu fazer, com sucesso, a condensação do leite adoçado.

Nestlé_V_edited_edited.jpg

Isso foi exatamente, em Cham, na Suíça. A empresa que desenvolveu o processo chamava-se Anglo Swiss Condensed Milk Co. Na época,era uma forte concorrente da Société Nestlé, instalada na cidade Suíça de Vevey. Ali a atual gigante dos alimentos de qualidade já fabricava seu mais antigo produto, a farinha láctea. Quando a Anglo Swiss colocou no mercado uma farinha infantil, a Nestlé, começou a fabricar o leite condensado, como resposta a concorrente. A briga entre as duas empresas só terminou quando as duas empresas se unificaram, em 1905 onde originou a atual Nestlé.

Nestlé_VI_edited.jpg

Nestlé_IV_edited.jpg

As primeiras latas chegaram ao Brasil em 1890 com o nome de Milkmaid e durante quase 30 anos foram importadas da fábrica Suíça. Em 1921 começou a ser fabricada no Brasil, na fábrica de Araras (SP). No início era reconstituído de água e utilizado como bebida. Com o passar do tempo entrou na preparação de alimentos e mudou radicalmente a base dos doces brasileiros. Sua cremosidadee e doçura impressionaram as donas de casa brasileiras que passaram a usá-lo na grande maioria de suas receitas.

Em 1930 foi adotado o nome de "leite moça", referindo-se ao desenho da camponesa da embalagem.

Nestlé_VII_edited.jpg
Nestlé_edited_edited.jpg

Nestlé_II_edited.jpg

Apesar de alguns críticos julgarem que seu uso é um tanto excessivo, porque em alguns casos ele "mascara" o sabor de ingredientes delicados, até pode ser verdade. Mas o que seria da doçaria brasileira sem ele?

O leite condensado é fundamental no pudim, uma das glórias da confeitaria caseira, cozido dentro da lata fica iresistível, pode ser usado para confeccionar doces ou ser comido as colheradas. O brigadeiro, rei dos doces brasileiros não existiria sem nosso leite condensado e o que seria da cocada, da canjica, do arroz doce, dos recheios, dos cremes e tantas outras delícias que ele prepara?

Nestlé_I_edited_edited.jpg

Sua composição é simples e não oculta segredos, leite+açúcar. O leite deve ser integral e de boa qualidade - resfriado a uma temperatura de 5°, quando é adicionado o açúcar. Logo depois é feita a pasteurização. Eleva-se então a temperatura para eliminar microorganismos e purificá-lo. Em seguida é feita a evaporação de boa parte da água contida no leite. Antes de embalar é feito o resfriamento.

A evolução das embalagens através dos tempos.

Nestlé_III_edited.jpg

ANTIGAS_LATAS_DOS_PRODUTOS_NESTLÉ-LEITE_MOÇA-MILKMAID-_MARCAS_ANRIGAS-07.png

ANTIGAS_LATAS_DOS_PRODUTOS_NESTLÉ-LEITE_MOÇA-MILKMAID-_MARCAS_ANRIGAS-08.png

download.jpg

download.jpg

download (1).jpg

Relançamento em 2009/2010, de rótulos antigos.

LEITE_MOÇA-_LEITE_CONDENSADO-ANOS_70-ANOS60-_ANOS_50-PROPAGANDAS_ANTIGA-RECLAMES

Hoje, existem as mais variadas embalagens e sabores incluindo o diet também.

images.jpg

O que fazer com ele:

DSC06055_edited.JPG

205591_124474604296924_6210333_n.jpg

DSC02274_edited.jpg

 
 
 

Comments


Posts em destaque
Posts recentes
Pesquisa por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

*A maioria das fotos que postamos são de nossa autoria, mas as compartilhadas se por acaso forem suas e você deseja que sejam removidas, por favor entre em contato.

bottom of page