top of page

"Uma noite para jamais esquecer"

  • Foto do escritor: kukydilda
    kukydilda
  • 18 de ago. de 2014
  • 4 min de leitura

Com 15.650 garrafas produzidas a partir de 53 barricas das colheitas de 1989, 1990 e 1994, a garrafa N° 007728 do lote N° 016/05 do Vega Sicília Único Reserva Especial, um vinho que em vários contextos seria tratado como excepcional, por muitos críticos é tratado como de outro mundo, pertencente a "Confraria dos Jacús" desde seis anos atrás quando o confrade Sérgio Batista nos trouxe este exemplar para degustarmos em uma ocasião especial.

Vega-sicilia

As expectativas para este dia sempre foram muito grandes e eis que ele chegou na quinta-feira dia 14 de agosto de 2014. Percebia-se no olhar de cada confrade o entusiasmo pelo momento, tínhamos a convicção de um grande encontro. As etapas foram confirmando todas as imaginações que se tinha para o momento. Para o primeiro brinde o espumante Dunamis 2012, vinho nacional vinificado pelo método champenoise com uvas chardonnay, mostrou-se como um vinho bem integrado com aromas cítricos e bom perlage. Para iniciaramos a degustação atiçamos o paladar com um espumante italiano de Franciacorta o Ferghettina Milledí 2009, de uvas chardonnay, cujos sucos são de primeira prensagem e vinificados separadamente e o vinho é montado de uma cuvèe de vários sucos engarrafados e levados para uma segunda fermentação, envelhecem por 36 meses antes de atingirem o mercado. De cor amarelo palha dourado, de perlage fina e persistente na boca apresenta-se com boa mineralidade um cítrico pronunciado, excelente acidez e elegância, uma grata surpresa para acompanhar as"tapas" que foram preparadas para ocasião e receberam ainda o acompanhamento de uma amostra de queijos produzidos com tecnologia francesa em solo catarinense, dos quais falaremos em uma próxima ocasião.

Dunamis 2012
Ferghettina

DSC07073_edited_edited.JPG
DSC07024_edited.JPG

DSC07036_edited.JPG

Sentamo-nos em volta de uma mesa para o tão esperado vinho Vega Sicilia Único Reserva Especial, as expectativas se confirmaram já na abertura da garrafa que preencheu o ambiente com aromas frutados magnificos, o ato de passar da garrafa para o decanter nos deu a nítida sensação de estarmos diante de uma daquelas estrelas que jamais deixam de brilhar ao céu. Esperados alguns minutos não mais que 20 decidimos dividir esta formosura em taças para que os confrades aproveitassem ao máximo cada momento da evolução dos aromas que tenho certeza permanecerão em nossas mentes por muito tempo, se deveríamos degustar outro vinho antes como sempre fazemos nas escalas de degustações esta forma foi totalmente rejeitada, todos queriam curtir ao máximo o prazer que estavam sentindo e não desviar o foco, todos eram unanimes em afirmar que muitos foram os vinhos que deveríamos ter bebido de joelhos mas o Vega Sicilia Único Reserva Especial estava além deles.

A prova do vinho aos olhos nos apresentou um vinho com traços alaranjados dando a indicação de sua idade, no olfato as frutas maduras mostraram-se com exuberância, sofisticação e perfeitamente integradas com os aromas provenientes da madeira, chegado o momento de prova-lo em boca veio então a grande confirmação, entrada com uma doçura corretíssima, taninos maduros e sofisticados, aveludado com a acidez perfeita e um final de boca maravilhoso com longa persistência, verdadeiramente uma maravilha.

Uma, duas, três vezes ou mais voltávamos a taça ao nariz, olhos, boca tudo estava perfeito ninguém queria terminar o vinho, trouxemos então a mesa uma paleta de leitoa assada em panela de barro e

cordeiro lechal
leitoa assadaa

um pernil de cordeiro lechal para harmonizar com o vinho, todos comeram e bebicaram levemente o vinho para que não terminasse logo, então resolvemos abrir um Barbaresco DOCG Gaja 2006, grande vinho com aromas de frutas silvestres, ameixas e café, com taninos presentes e muito elegantes, boa acidez estrutura densa com final de boca apresentando muita fruta madura, na harmonização com a leitoa foi simplesmente fantástico.

vinho Gaja Barbaresco

Se tivéssemos que degustar um vinho com grande reverencia este Barbaresco do Gaja seria sem sombra de duvidas o vinho para faze-lo, mas esta era uma noite que a estrela maior era um cometa, um fora de série, um vinho de outro mundo o Vega Sicilia Único Reserva Especial estava sendo guardado por todos para um gole de prazer final, todos literalmente todos confrades deixaram o último gole para este lendário e emblemático vinho espanhol. Nos quase 20 anos de existência desta confraria e na companhia destes maravilhosos amigos não lembro de termos degustado tão poucos vinhos numa noite, penso que realmente foi a primeira vez que uma só garrafa nos rendeu aos seus encantos por tanto tempo. Tínhamos ainda este vinho italiano do Gaja para concluir a parte salgada da refeição.

creme_cataluña.jpg

Para finalizar esta noitada degustamos uma sobremesa exageradamente latina, um creme cataluña saboroso que a Kuky esmerou-se em prepara-lo juntamente com os cantucci e o vinho Moscatel de Setubal Alambre que o confrade Wagner Lanfranchi nos brindou, mais que perfeita a combinação veio como um último suspiro de uma noite em volta de uma mesa, onde desfrutamos do maravilho prazer de dividir com amigos idéias e delicias de uma noitada sem igual.

Assuntos que possam interessar:

queijo brie

Vincent_Willem_van_Gogh_036.jpg

tempranillo_edited.jpg

 
 
 

Comentarios


Posts em destaque
Posts recentes
Pesquisa por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

*A maioria das fotos que postamos são de nossa autoria, mas as compartilhadas se por acaso forem suas e você deseja que sejam removidas, por favor entre em contato.

bottom of page